terça-feira, novembro 20, 2007

Jorge Palma ao Diário de Notícias


As memórias de Jorge Palma em forma de histórias e canções

Do jazz ao 'punk', o músico lembra referências , na televisão rodava The Biggest Bang, o mais recente DVD dos Rolling Stones, gravado ao vivo. Ao fundo da sala, dois pianos, uma guitarra e folhas soltas, entre poemas, músicas e contas por pagar. Forrando as paredes, livros, filmes e - sobretudo - música. Vinil religiosamente guardado e CD distribuídos entre estantes e gavetas. Antes da visita aos coliseus (Lisboa e Porto, entre hoje e quinta--feira), visitámos a morada de Jorge Palma. O trovador abriu as portas da sua discoteca, contou histórias feitas de canções e revelou segredos entre discos.
A colecção começou a ganhar forma aos oito anos. "A minha mãe comprava-me discos de Charles Aznavour, Elvis Presley, Neil Sedaka... Ainda os guardo, não sei bem onde." Nos anos de conservatório e de colégio interno, a clássica e o jazz tinham prioridade. Na altura, "era preciso aprender, conhecer as obras maiores". Mas os Rolling Stones e os Beatles acabariam por transformar horizontes. Início dos anos 60, Jorge Palma "muda-se" para o Liceu Camões e falta às aulas para ir à "tasca do careca, que tinha uma jukebox". O rock'n'roll deixa outras músicas para trás - "tudo o resto me parecia cinzento" - e concentra atenções. Hoje, Wagner e Beethoven "são heróis intemporais", com uma gaveta que lhes é inteiramente dedicada.
Em Portugal, os Sheiks eram "referência e amigos" com quem se trocavam discos. Led Zeppelin e Black Sabbath vinham de Londres ("era difícil encontrar certos discos em Lisboa", recorda Palma) e motivavam composições pessoais, mais tarde definitivamente marcadas pela banda sonora certa para literatura inspiradora. Com os escritos de Jack Kerouack e Frank O'Hara debaixo do braço, Jorge Palma encontrou Berlin, de Lou Reed, e a "felicidade negra" dos seus acordes.
Percebeu o "fascínio de David Bowie" e acelerou em direcção ao punk. Entre a desorganização descobre 12, de Patti Smith, e lembra David Byrne, com quem partilhou, em tempos, a mesa de um jantar. "Falei--lhe dos U2, a dado momento. Acho que ele não gostou muito da referência", lembra entre gargalhadas.
"Entre Paris e Amesterdão descobri a paixão de contar histórias", recorda um Jorge Palma ainda hoje rendido aos encantos de Bob Dylan, James Taylor, Neil Young, Van Morrison ou Leonard Cohen, "os mestres com quem aprendi a criar personagens e a revelar segredos". Lado a lado, surgem as referências portuguesas. José Mário Branco e Sérgio Godinho merecem momento de silêncio. "Se não fossem eles...", suspira um Palma que também rasga elogios ao percurso de Rui Veloso, Xutos & Pontapés e Clã. E que encontra em João Pedro Pais e Mafalda Veiga "promessas para o futuro".
Entre tantas e tão distintas referências, Jorge Palma é ainda capaz de, sem grande esforço, eleger um disco e uma canção que gostava de ter assinado. Com o disco de Chet Baker na mão, lança o primeiro verso de uma pequena homenagem: "My funny valentine..."
Artigo de Tiago Pereira, in Diário de Notícias

Sem comentários: