quinta-feira, dezembro 11, 2008

Na Palma da Mão - Biografia de Jorge Palma

Nesta biografia de Jorge Palma, intitulada Na Palma da Mão, escrita pelo jornalista Pedro Teixeira participam mais de três dezenas de pessoas como os mais variados depoimentos.
Familiares: os filhos Vicente e Francisco Palma, a ex-mulher Graca Lami e a actual mulher Rita Tomé, a meia-irmã que vive no Brasil, Maria João Palma, a madrasta de Palma que vive igualmente no Brasil etc.
Músicos que com ele trabalharam em épocas mais distantes e outras mais presentes: Os músicos da sua "primeira" banda, os Sindicato, assim como Zé Pedro e Tim, Flak e Alex (R. Macau) Rão Kyao, Paco Bandeira, Paulo Gonzo, João Gil, Vitorino, Sérgio Godinho, Mafalda Veiga, Rui Veloso João Pedro Pais, Lena d´Água, Tonicha, Pedro Osório.
Antigos produtores discográficos: Carlos Cruz e Mário Martins
O grande amigo: João Gentil
A professora do Conservatório: Olga Prats
Manager: Manuel Moura dos Santos
A jornalista brasileira Maurette Brand
O palmaniaco: Tiago Branco
O Letrista Carlos Tê
etc, etc.


Esta é a primeira grande viagem à vida de Palma, desde a infância ao dias de hoje. Um olhar sincero sobre todos os aspectos da sua vida: a criança dotada, os pais, a rebeldia do liceu, o "exílio no colégio interno em Abrantes, os 4 irmãos que vivem no Brasil, a fuga para o Algarve, os Sindicato, a actuação no Festival Vilar de Mouros em 1971, Ary dos Santos, o exílio na Dinamarca, o casamento com Gisela Branco, o regresso a portugal em 1974, as drogas, os discos, a ida para a estrada, o Metro de Paris, o segundo casamento, o álcool, os Palma's Gang, os Rio Grande, os Cabeças no Ar, a actuação no Tonic em NY, a importância da descoberta, no Porto, dos Demitidos, grupo de músicos com que gravou o álbum "Norte" e que lhe foram apresentados por Mário Barreiros... e o mega-sucesso que tem sido este Voo Noctuno".
E isto é apenas um suspiro daquilo que o livro aborda.


Informação gentilmente disponibilizada por Pedro Teixeira, autor da obra.

Sem comentários: