sábado, junho 15, 2013

Documentário - Música Portuguesa Brasileira estreia hoje na RTP1 às 0:57

A sigla MPB é normalmente associada à música popular brasileira. Através da série idealizada pelo cantor e compositor Pierre Aderne, no entanto, ela ganha novos contornos e significados.
Num encontro entre Brasil, Portugal e Cabo Verde, Música Portuguesa Brasileira condensa artistas dos três países para celebrar a diversidade cultural.
Num ambiente acolhedor, é captada a essência descontraída dos convidados, registada nos dois apartamentos de Pierre Aderne – um no Rio de Janeiro e o outro em Lisboa –, e no Conservatório de Música da capital portuguesa, construído em 1891.
Na série documental que se dividirá em quatro episódios, Jorge Palma marca presença especial. A não perder a partir deste sábado.
No palco, estão mesas, cadeiras, copos de vinho e instrumentos, acompanhados de improvisações e conversas, valorizando a informalidade das jam sessions. Entre os que marcaram presença nos episódios, estão Jorge Palma, Sara Tavares, Cuca Roseta, Mário Laginha, Marco Rodrigues, Susana Félix, Paulo Praça, Pedro Jóia, Valete, JP Simões, Luísa Sobral, Luís Guerreiro, John e Nuno Gonçalves (The Gift), Sónia Tavares e Ana Zingoni; o cabo-verdiano Tito Paris; e os brasileiros Fernanda Abreu, Adriane Queiroz, Luiz Caracol, Mú Carvalho, Fred Martins, Teresa Cristina, Edu Krieger e Pedro Pinhal, dentre outros.



Relembramos as palavras que Pierre Aderne dedicou a Jorge Palma algum tempo depois de o ter conhecido:
"Conhecer sir Jorge Palma, foi um dos maiores presentes que recebi quando cheguei na borda de cá dessa bela piscina, chamada atlântico. Conhecendo de perto e entendendo a genealidade e o humor peculiar da música de Palma, me veio à cabeça, o poema "preciso mentir que te amo", imediatamente depois de escrever, resolvi mandar pro jorge numa dessas madrugadas por sms…dias depois, ele veio com essa jóia de melodia: mão e luva! douro e uva!:)
f.e.l.i.c.i.d.a.d.e Salve Jorge!!!"











Sem comentários: