sábado, setembro 16, 2006

""Começar a acabar" com música original de Jorge Palma

O actor e encenador João Lagarto vai estrear dia 15 de Setembro no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, um texto de Samuel Beckett nunca representado em Portugal, intitulado "Beginning to End" ("Começar a Acabar").
João Lagarto estará em cena sozinho, num palco vazio, durante cerca de uma hora, interpretando um "trabalho dramatúrgico" elaborado pelo próprio Beckett a partir de três das suas mais famosas narrativas ("Molloy", "Malone Está a Morrer" e "O Inominável").
Esta peça, que estará em cena em Lisboa até 01 de Outubro, "mostra também o humor e a grande ironia que Beckett nunca deixou de ter, nomeadamente em relação à cultura e ao corpo", realçou João Lagarto. Samuel Beckett, galardoado em 1969 com o Nobel da Literatura, "não é tão hermético ou exotérico como por vezes se poderá pensar", acrescentou. "Beginning to End" estreou em Paris em 1970, interpretado por Jack Macgowran, amigo e compatriota de Beckett, mas depois da morte daquele actor, três anos depois, nunca mais foi representado.
A versão portuguesa conta com duas canções originais de Jorge Palma, ambas com poemas de Beckett, que serão interpretadas em palco por João Lagarto.
Trata-se de uma co-produção Teatro Nacional D. Maria II, Teatro do Bolhão e Os Crónicos, e depois de Lisboa será apresentada no Porto, em Novembro.
(fonte: agência Lusa)
Tiago Branco

Sem comentários: