sexta-feira, junho 29, 2012

Concertos este fim de semana em Vila do Bispo e Porto de Mós


Jorge Palma apresenta-se esta sábado no auditório do Centro Cultural de Vila do Bispo, acompanhado por Gabriel Gomes no acordeão. 
No dia seguinte, na companhia da sua banda, Os Demitidos, apresenta-se  em concerto integrado nas Festas de S. Pedro em Porto de Mós.

segunda-feira, junho 25, 2012

Lado Errado da Noite por Sérgio Godinho

Recordamos este artigo de opinião de Sérgio Godinho para o Expresso:



Concerto de encerramento das Festas de Lisboa - 2008
Lado Errado da Noite


Caso sério, o Jorge. Um criador naturalmente inspirado, que vive e conta o que vive, sempre por influências cruzadas, rock, folk, jazz, canção francesa, Rimbaud, Dylan, os códigos da Beat e de outras literaturas e músicas.


Nestes itens é de certo modo um irmão, embora eu use vários imaginários e ferramentas diferentes. O Palma cedo encontrou a sua forma de dizer, poeticamente por vezes tropeçante, mas com um rasgo e um ímpeto invulgares. Lembro-me de um dia me mostrar o que andava a reaprender, nada menos que a "Patética", de Beethoven (grau de dificuldade: grande), sonata que eu ouvia a minha mãe tocar em garoto e que sempre me estremecia. Falámos disso com prazer no seu último andar de então. E lembro-me, ainda antes, de o ouvir pela primeira vez no LP "'Té Já", de ter pensado "Isto é bom" e de lho ter dito pouco depois. Somos amigos desde aí, e se calhar até antes. 'O Lado Errado da Noite", tema recorrente dos seus dias, é, atipicamente, uma canção em que narra, com nomes próprios, personagens alheios ao seu quotidiano ('Jeremias' é outra exceção). Começa em Santa Apolónia, "quando Amélia desceu da carruagem dura e pegajosa com o coração danificado e a cabeça em polvorosa, na mala o frasco de Bien-Être mal vedado e o caderno dos desabafos todo ensopado", pronta a dirigir-se "ao lado errado da noite". E vai mesmo, repetindo a vida desgraçada e desengraçada da sua pequena cidade. Na parte final, há um saxofonista (metáfora própria?) que encontra a sua inspiração numa notícia de jornal, "acerca de uma mulher que foi levada a tribunal por ter assassinado uma criança recém-nascida, o juiz era um homem que prezava muito a vida, e a pena foi agravada por tudo se ter passado no lado errado da noite". Ou seja, "só por existir", Palma dixit.

quarta-feira, junho 13, 2012

Jorge Palma entrevistado esta sexta-feira no programa Autores na TVI 24




O programa Autores, que a SPA apresenta na TVI 24, inicia a sua terceira série, com os convidados Jorge Palma e Isabel do Carmo. A emissão terá lugar na próxima sexta-feira, dia 25, às 20 horas, com retransmissão  à 01h35 da madrugada.

quinta-feira, junho 07, 2012

Sérgio Godinho convida Jorge Palma, Manuela Azevedo e Virgem Suta





No Dia de Portugal, Sérgio Godinho vai às Festas de Lisboa fazer a sua própria celebração: o 40.º aniversário de "Os Sobreviventes", o disco com que tudo começou. 
Jorge Palma, Manuela Azevedo e Virgem Suta, todos eles companheiros de outras andanças, fazem parte do lote especialmente convocado para este momento.

22h
Entrada Livre

domingo, junho 03, 2012

Jorge Palma com Cristina Branco, Tiago Bettencourt e Tim




Jorge Palma & Amigos é um espectáculo que será apresentado nos próximos meses de norte a sul do país e que conta com a participação especial de Cristina Branco, Tiago Bettencourt e Tim, além da habitual presença da banda de Jorge Palma, Os Demitidos.

Santarém - 6 de Junho (Feira da Agricultura)

Oeiras- 7 de Junho (Recinto Volvo Ocean Race)

Cantanhede - 29 de Julho (Expofacic)

Festa do Avante - 8 de Setembro